terça-feira, 23 de março de 2010

"CADAVRE EXQUIS" - UM LOGRO AO RACIONALISMO





BRETON NO MANIFESTO SURREALISTA DE 1924 ESCREVE: "Surrealismo, automatismo psíquico puro qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda a preocupação estética ou moral".

Na busca de burlar os esquemas totalizantes que subjugam as  manifestações artísticas, sacrifidas pela ação triturante do filtro da racionalidade, os Surrealistas inventaram um jogo singular - chamado "Cadavre Exquis", ou "Cadáver Delicado".
Inicialmente usados para a criação verbal, logo envolveram a criação visual, por meio de técnicas, incialmente como o desenho e, posteriormente a colagem.
O cadavre exquis era uma construção coletiva, que busca romper com o conceito de gênio individual. Onde a imagem é de todos e ao mesmo tempo de ninguém.
A idéia central é demonstrar que nem todo jogo precisa valorizar a competição. Para Paul Éluard:
"A rivalidade consistia em quem encontraria mais encanto, mais unidade, mais audácia nessa poesia determinada coletivamente. Não havia a preocupação alguma, nenhuma lembrança da miséria, do aborrecimento, do hábito. Nós brincávamos com as imagens e não havia perdedores. Cada um queria que cada vez mais seu vizinho ganhasse, queríamos dar tudo ao nosso companheiro. O apetite de maravilhoso estava saciado. Nós nos tornávamos um só".

Nenhum comentário:

Postar um comentário