segunda-feira, 22 de março de 2010

O FILME "WATER" OU "RIO DA LUA" - UM POUCO DA INDIA


Já no início das aulas do doutorado falamos no total desconhecimento que temos da história e cultura de países como a India, China. Japão, Africa, entre tantas outras. Mesmo os que têm formação em História, como a que vos fala, padecem deste mesmo mal. Bem... nunca é tarde para incitar a nossa curiosidade.
Na minha opinião, o cinema hoje é uma das manifestações artísticas mais instigantes, criativas, com uma linguagem e estética que ultrapassa tudo que conhecemos até então. E mais importante, penso o cinema como o principal veículo do multiculturalismo.
As muitas produções de países que até a pouco não possuíam qualquer espaço no mercado, como as co-produções entre países de tradição e cultura tão distintas possibilitam um diálogo real com a universalidade.
Um exemplo disso tudo, bastante interessante, é o filme "WATER", no Brasil lançado como "RIO DA LUA", co-produção India/Canadá, dirigido por Deepa Mehta.
O filme retrata a India dos anos 30, através da história de uma menina de 08 anos, que ao ficar viúva é mandada pelos pais para viver em reclusão com outras viúvas, as quais segundo o Induismo, tem sua vida amputada com morte do marido, não podendo casar novamente, devem viver isoladas pelo resto dos seus dias.
A história apesar de cruel é retratada de uma forma muito delicada, sem falar na belíssima fotográfica e música. Muito bom.

7 comentários:

  1. você não sabe aonde baixa esse filme?

    ResponderExcluir
  2. Assistir a este filme e me comovi ao extremo. Vê uma criança de apenas oito anos de idade com sua vida anulada. Pobre criança! E ainda ver que para estas viuvas sobreviverem são levadas a prostituição.Até hoje isto existe na ìndia? Porque se existe quem poderá ajudá-las?

    ResponderExcluir
  3. Lindo filme! Para refletir.
    A alienação das pessoas pela religião e crendices.
    Em pleno seculo XXI creen nas mesmas coisas de seus antepassados.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do filme, mas como colecionador, não consegui encontra-lo no Brasil e portanto tive que importa-lo para ter em meu acervo em www.filmesdificeis.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei do Filme, como relatado acima, pouco sabemos aqui no Brasil sobre cultura,
    principalmente de outros Paizes.

    ResponderExcluir
  6. O filme é sensacional. Já assisti várias vezes e agora estou convertendo-o para Blu-ray.è uma cultura muito diferente da nossa
    mas, gostaria de acreditar que as coisas hoje, sejam bem melhores que naqueles tempos.

    ResponderExcluir
  7. O filme é sensacional. Já assisti várias vezes e agora estou convertendo-o para Blu-ray.è uma cultura muito diferente da nossa
    mas, gostaria de acreditar que as coisas hoje, sejam bem melhores que naqueles tempos.

    ResponderExcluir