segunda-feira, 13 de julho de 2009

DE NOVO O GALEANO PARA VOCÊS

Eduardo Galeano: a palavra e a publicidade
“Busque a verdade”: a verdade está na cerveja Heineken.
“Você deve apreciar a autenticidade em todas suas formas”: a autenticidade fumega nos cigarros Winston.
Os tênis Converse são solidários e a nova câmara fotográfica da Canon se chama Rebelde: “Para que você mostre do que é capaz”.
No novo universo da computação, a empresa Oracle proclama a revolução: “A revolução está em nosso destino”. A Microsoft convida ao heroísmo: “Podemos ser heróis”. A Apple propõe a liberdade: “Pense diferente”.
Comendo hambúrgueres Burger King, você pode manifestar seu inconformismo: “Às vezes é preciso rasgar as regras”.
Contra a inibição, Kodak, que “fotografa sem limites”.
A resposta está nos cartões de crédito Diner's: “A resposta correta em qualquer idioma”. Os cartões Visa afirmam a personalidade: “Eu posso”.
Os automóveis Rover permitem que “você expresse sua potência”, e a empresa Ford gostaria que “a vida estivesse tão bem feita” quanto seu último modelo.Não há melhor amiga da natureza do que a empresa petrolífera Shell: “Nossa prioridade é a proteção do meio ambiente”.
Os perfumes Givenchy dão eternidade; os perfumes dão eternidade; os perfumes Dior, evasão; os lenços Hermès, sonhos e lendas.
Que não sabe que a chispa da vida se acende para quem bebe Coca-Cola?
Se você quer saber, fotocópias Xerox, “para compartilhar o conhecimento”.
Contra a dúvida, os desodorantes Gillette: “Para você se sentir seguro de si mesmo”.

3 comentários:

  1. Estas "denúncias" de galeano nao sao elaboradas pela mesma razao ardiolosa (parafraseando TIMM), da qual os juristas tanto se valem? parece a mesma relação entre a pena e seus fins nobres... ou melhor, a mesma relação entre direito e a justiça;;??? E ainda, alguem ganha dinheiro com isso?
    Para pensarmos...

    ResponderExcluir
  2. O burro. Teu calor a Jesus Cristo, recém nascido no presépio e assim aparece nos quadrinhos: posando para fotos, com suas orelhas em primeiro plano ao lado do berço de palha. Em lombo de burro, Jesus se salvou da espada de Herodes. Em lombo de burro, andou a vida afora. Em lombo de burro, pregou.Em lombo de burro, entrou em Jerusalém. Será o burro, tão buro?

    ResponderExcluir
  3. MUITA BOA, LEMBREI O BURRICO DO SHEREK. COM CERTEZA O BURRO NÃO É TÃO BURRO NÃO....

    ResponderExcluir