terça-feira, 7 de julho de 2009

O FILME "O VISITANTE" E A DESCOBERTA DE FELA KUTI


O filme "O Visitante" do diretor Thomas McCarthy embora tenha como tema a política de imigração dos EUA pós 11 de setembro, o faz de forma sutil, não se propondo a discutir a questão com profundidade ou de forma ortodoxa. Mesmo assim, instiga questionamentos importantes, essencialmente quando apresenta as técnicas de controle, segregação e incapacitação empregadas nos centros de detenção para imigrantes, disseminados por todo país.

O roteiro apresenta uma a inusitada relação entre Walter, resignado professor universitário americano, e os imigrantes ilegais, o sírio Tarek e sua namorada senegalesa Zainab.

Após fortuito encontro em NY, os três protagonistas estabelecem de forma delicada e pouco apressada laços afetivos, cujo interlocutor principal é a música, e não biografias, confissões ou mesmo compartilhamento de valores, gostos costumes e ansiedades.

Melhor que isso.... a música que possibilita e provoca a catarse é a música africana.... E é neste aspecto que podemos ter o melhor, através dos sons eloquentes de Fela Kuti, o monstro nigeriano do que se chamou nos anos 70 de africa beat.

Para matar a curiosidade de vocês vou postar um pouca da vida deste nigeriano maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário